MENU 1 - PRINCIPAL

MENU CATEGORIAS

RELACIONADOS

13 de outubro de 2015

Resenha literária: De volta aos quinze - Bruna Vieira | Série - meu primeiro blog (Gutenberg)

Já tem bastante tempo que esse livro foi lançado - tanto que já está no segundo da série - e já tem tempo que eu li também. Mas, ele se tornou um dos meus livros favoritos, e por conta disso, eu resolvi escrever a resenha assim mesmo. E eu adoro comentar sobre livros e ouvir (ou ler) comentários sobre ele de um ponto de vista diferente do meu.
"Eu queria tanto uma segunda chance! Queria dar um “ctrl+z” na vida e desfazer algumas ações, para poder mostrar às pessoas quem eu realmente era. O problema é que nem eu sabia muito bem." (Página 30)

Logo de cara fica a minha frase preferida do livro: "O que você faria se pudesse voltar no tempo? Será que, ao fazer escolhas diferentes, você conseguiria mudar sua vida para melhor?" - Vou adorar saber a resposta de vocês.

O livro conta a história de Anita, uma mulher de 30 anos cheia de problemas e com uma mente bem confusa. Nascida em Minas Gerais, muda-se para São Paulo e percebe que a vida não é nada do que seus familiares pensavam que seria. Acredito que, diferente até do que ela mesma esperava. O emprego não é muito bom, vive de aluguel e nunca teve um relacionamento sério.

Em meio a isso tudo, o acaso à leva ao endereço de seu primeiro blog na internet, que publicou um único texto quando tinha 15 anos. A partir desta lembrança, após ler seu primeiro e único texto publicado, ela é - misteriosamente - transportada ao passado - para o ensino médio, para ser mais exata. Com 15 anos e mente de 30, ela tem a chance de mudar tudo o que tanto a incomoda.

Descobrindo muitas coisas do seu passado, e, com tantas coisas acontecendo a sua volta, Anita constrói uma vida completamente diferente. Desfaz amizades, conhece pessoas novas, aproveita mais a companhia do pai e aprende que, para mudar seja lá o que for ao seu redor, primeiro é ela quem tem que mudar. E é daí, que vem um dos meus trechos preferidos do livro:
"Passamos a vida inteira assim, nos adaptando ao mundo. Acumulamos pessoas e histórias que um dia vamos contar para alguém. Mas, e se, por um segundo, pudéssemos fazer o caminho inverso? Ler nossa própria história e escrevê-la novamente? Ontem, com a cabeça de hoje. Será que isso resolveria? Seria essa a fórmula da felicidade? A solução de todos os nossos problemas?" (Página 12)
Uma das coisas mais legal do livro - várias, na verdade - é que contem playlist em alguns momentos - o que para quem acompanha a Bruna, vê uma referência nela, já que ela é movida por música e muitas playlists para vários momentos. Além disso, o livro contém várias ilustrações nas páginas e diálogos virtuais com caixinhas de bate-papo! O que deixa o livro ainda melhor e mais fofo.

E, sem contar que, parte da história se passa em Paris e em São Paulo, trazendo referências tanto em cidades, quanto em algumas fases que nós vimos da Bruna, quanto em filmes, músicas e outras coisas. No fim, a Anita lembra a Bruna em muitos aspectos.

"O que nos diferencia uns dos outros, disse meu amigo, é basicamente a maneira como lidamos com cada situação. As atitudes que tomamos moldam nosso futuro, descartando assim qualquer possibilidade de existência de um destino predefinido, como dizem as revistas. O que é seu, se realmente for seu, será." (Página 11) 
Dentre tantos assuntos no livro (família, trabalho, escola, amigos e etc), para mim, o alvo principal do livro é como tudo muda. Como nós, sofremos mudanças constantemente. E de como essas mudanças podem refletir no nosso futuro. As escolhas, as atitudes, tudo nos faz refletir que: Precisamos ter cuidado com todas as escolhas, atitudes e mudanças que nós temos hoje. Elas fazem parte do nosso futuro, e nós, não teremos a mesma sorte da Anita e voltar aos 15 e mudar tudo.
"Dizem por aí, e eu concordo plenamente: a melhor maneira de ser feliz com alguém é aprender a ser feliz sozinho. Daí a companhia será questão de escolha, e não de necessidade." (Página 177)
De volta aos quinze é um romance que foi escrito pela Bruna Vieira, blogueira do Depois dos Quinze, que faz parte de uma série de livros chamada "Meu primeiro blog" e já tem sua continuação - que eu pretendo ler e resenhar em breve - que nos faz refletir em tudo que fazemos, nas mudanças que temos de uma forma bem leve. Espero que tenham gostado!

"O sol nasce para mostrar que nenhum problema
 é grande o suficiente para parar o tempo." 

Já leram o livro? O que acharam? Concordam comigo? Tem uma opinião diferente? Se tem um blog e fez resenha, me mandem que vou adorar ler!

Um comentário:

  1. E eu fico imensamente feliz quando leio comentários tão lindos como os seus. <3
    Obrigada por todo o carinho, e eu espero poder estar sempre atendendo os gostos de vocês!
    Beijos

    ResponderExcluir