Quando eu resolvi organizar o blog, antes de tudo eu fiz a minha agenda. Peguei uma velha que tinha aqui de 2011 e que estava completamente em braco, forrei com um retalho de tecido, fiz detalhes para o nome com papel colorido e canetas hidrográficas e forrei com contact. Depois, organizei por dentro, que é o assunto do post de hoje.
Sou viciada em listinhas e nessa hora, é por onde temos que começar. Vamos listar tudo que a nossa agenda precisa ter! Vejam a minha listinha:
- Assuntos do blog - Categorias;
- Quadros;
- Temas para cada assunto;
- Horários;
- Redes Sociais;
- Informações;
- Listinhas e inspirações;
- Tags;
- Projetos;
- Agenda.
Grande, não é? É tudo isso ai que tem na minha agenda e que me ajuda todos os dias! Nunca vai me faltar idéias, hehe. Acreditem, ela funciona. Mas vamos começar.
- Assuntos do blog - Categorias: Comece escrevendo sobre quais assuntos o seu blog fala. Seja sobre música, moda, filmes, séries, livros e etc, faça uma listinha de todas as suas categorias - esta lista funciona mais para quem tem um blog que abrange vários assuntos.
- Quadros: Outra lista é a dos quadros do seu blog. Assim como programas de TV, blogs também tem quadros, que são aqueles posts fixos que tem toda semana ou mês mas que vem com um tema diferente a cada um deles. Liste todos os seus quadros! Na foto temos exemplos dos meus: tudo sobre, aperte o play, resenhas literárias, dicas para o blog, etc.
- Temas para cada assunto: Para mim, não tem nada melhor que esta parte da agenda! Após anotar todos os quadros, selecione uma folha inteira para cada quadro. Escreva o nome do quadro em cima, e faça bolinhas ou qualquer outro símbolo e em cada linha, escreva um tema diferente para quele quadro. Exemplo: o quadro é o aperte o play, listei cantores. O quadro é dicas para blogs, na lista tem sidebar perfeita, combinação de cores e etc. Faça isso com todos os quadros - sempre que tiver ideia de um novo tema, anote no quadro correto!
- Horários: Ele será divididos em duas etapas: (1ª) liste todos os dias da semana e escreva nos dias exatos qual post vai ao ar naquele dia. Exemplo: o post do quadro "Faça você mesma" vai ao ar na quarta-feira, coloquei ele neste dia. E vá fazendo assim com todos os posts.
(2ª) Em outra folha, liste os dias da semana também e coloque o que você tem que fazer cada dia. Eu por exemplo, dia de segunda é dia de fotografia. No domingo eu anoto tudo que quero fotografar para o blog, e faço isso na segunda. Depois de tirar todas as fotos que preciso, eu edito-as e faço as montagens, deixando-as prontas para montar os posts.
De terça a sexta, é dia de criação. Tirei todas as fotos na segunda e encaixei nos posts que já estavam escritos (eu escrevo tudo primeiro e depois coloco as fotos de acordo com o que escrevi) hora de escrever novamente. Eu costumo fazer de 2 à 4 posts por dia, durante estes dias. De forma que eu sempre tenha posts reservas caso me falte tempo e tal. Depois de escreve-los, vou deixando entre parenteses o lugar onde vai estar a foto e escrevo como a foto será. No dia de tirar as fotos, é só ler! - Redes Sociais: Uma folha com e-mail, login, senhas, links ou usuários. Tudo relacionado a todas as redes sociais do blog! Como eu não saio com a agenda, porque tenho um bloquinho sempre comigo para anotar coisas caso precise - questão de cuidado com a minha agenda -, confio em anotar tudo isso nela. Acho uma boa, assim eu nunca esqueço já que são muitas.
- Informações: Esta categoria da sua agenda é opcional. Nela eu anoto as dimensões de cada arte das redes sociais para que, quando eu vá criar uma, saiba com qual dimensão ela ficará com 100% de qualidade. Exemplo: a capa das páginas do facebook tem as dimensões 851x315. Então sempre que eu vou criar uma capa, icon ou qualquer coisa para redes sociais, vou lá e olho qual o tamanho terá uma qualidade perfeita! :) Isso ajuda bastante, não é?
Outra coisa que se encaixa nesta categoria é uma folha com uma listinha de "wishlist de equipamentos para o blog" nela listei qual equipamento, o modelo, o valor e onde comprar. E sempre que compro algo daquela lista, passo o marca texto! - Listinhas e inspirações: Se tem algo que nunca me deixou na mão, são as minhas listinhas. Sempre que eu preciso de algo, uma delas vai me dar o que eu quero. Tenho várias listas: filmes que quero assistir, wishlist de livros, blogs que eu amo, lojas de acessórios, lojas de roupas, lojas de decoração (separo as lojas por categorias em folhas separadas), sites legais, aplicativos, produtos, e milhares de outras listas. Ela inspira você e te dá muita informação!
Se eu quero assistir um filme, tem lá. Se eu quero ouvir uma música, tem lá. Se eu quiser criar um post sobre coisas de decoração, eu encontro os sites lá. Tudo na agenda, salva qualquer pessoa! - Tags: Esta categoria é divida em duas etapas. Deixei duas folhas separadas para listas os nomes das tags e de quem a criou. e separei dois meses da agenda (julho e agosto) para escrever as perguntinhas das tags. Eu prefiro assim, gosto de manter tudo que faço registrado.
- Projetos: Ah, esta categoria está sempre recheada! Existem várias coisas para preenche-las. Meus projetos nela são: volta as aulas, carnaval e layout dos sonhos. Sempre que preciso de um assunto paralelo ao do blog (no caso de volta as aulas e carnaval) é lá que me planejo. Uso uma folha inteira, escrevo o tema do projeto em cima (no exemplo, volta as aulas) e depois, listo quais idéias para aquele tema eu tenho, como ele será, e todas as informações. Funciona do mesmo jeito para o layout dos sonhos. Sempre que faço, passo o marca texto!
- Agenda: Por ultimo, separei 5 meses da agenda para as anotações diárias. Todos os dias antes de dormir, vou em uma folha, escrevo a data do dia seguinte no topo e anoto tudo o que preciso fazer naquele dia - relacionado ao blog. Posts para fazer, fotos para tirar, ou qualquer outra coisa. Assim no dia seguinte, vou seguindo a lista que fiz e depois que terminar algo dela, passo marca texto!
Estas são as categorias da minha agenda! Mas ainda tem duas coisas que eu acho super importantes para ela também. Na página da frente, logo que abre, é repleta de post-its coloridos onde eu escrevo coisas que quero pesquisar, ou que preciso estudar para fazer um post. Exemplo: coloquei que preciso estudar sobre estilos - moda -, para conseguir passar para vocês com certeza do que falo!
E por último, o material para a agenda! Uso muitas coisas nela, que eu acho que me ajudam. E são artigos de papelaria que são fáceis de você encontrar e que com certeza conhece. Eles são: post-its, marca texto, canetinhas coloridas, clips e grampos. São essenciais! E ao longo das dicas, você vai notar porque!
Se você quiser conhecer toda a minha agenda, saber mais sobre ela, como eu customizei, como fiz as divisórias coloridas ao lado, como e onde uso cada artigo de papelaria citados e mais, é só me pedir nos comentários que eu faço um DIY ensinando.
E então, curtiram o post e todas as dicas e idéias para você poder organizar o seu blog? Me conte ai nos comentários como você organiza seu blog, sua agenda, seus horários e tudo mais! Vou adorar saber.
E então, curtiram o post e todas as dicas e idéias para você poder organizar o seu blog? Me conte ai nos comentários como você organiza seu blog, sua agenda, seus horários e tudo mais! Vou adorar saber.
Amei <3 vou começar agora mesmo utilizar essas dicas pra mim! :) Será que posso me inspirar nesse post pra fazer um parecido no meu Blog também? =D
ResponderExcluirBjooss. <3
Claro que sim! Só dê os créditos da ideia no final :)
ExcluirObrigada pelo carinho, linda... Volte sempre
Beijo
Sim, funciona muito!
ResponderExcluirBeijos, volte sempre <3
oie Ste, eu tenho uma agendinha velha e que esta precisando ser trocada rs, e essas suas dicas me ajudaram super viu :)
ResponderExcluirMinha agenda eu não anoto quase nada, apenas escrevo as ideias e as postagens em si.
Sempre que posso pesquiso sobre agenda do blog, e nessa sua foi a primeira que não vejo a separação de metas do mês (eu também não tenho isso), e lista de possíveis parcerias ..
Mas a postagem ficou realmente incrível, e claro que quero que faça o post diy rs <3
Beijos
BlogSemDrama.blogspot.com
Atualmente tenho de metas como comentários diários, visitas diárias, posts diários... Nada demais. Mas não tenho de parcerias, não.
ExcluirQue bom que gostou <3 Volte sempre!